Conceito aberto nos apartamentos novos: vantagens e dicas
O conceito aberto é o queridinho da decoração nos apartamentos novos. A integração dos ambientes sociais estimula o convívio das pessoas que moram no imóvel e torna o ambiente muito mais agradável para receber amigos e familiares.
A arquiteta Lisiê Tavares Pissetti diz que essa integração entre o living e a cozinha não se limita apenas aos apartamentos pequenos: ela está presente também nos apartamentos de alto padrão. “Os moradores preferem ter uma sala maior, conectada e perfeita para receber, do que várias salas fechadas e formais”, comenta.
É o caso do Riserva 35, edifício de alto padrão da Swell Construções com apartamentos de 2 e 3 quartos à venda no Alto da XV, em Curitiba, que terá o living ampliado e integrado com a cozinha. A construção está em fase final e os imóveis serão entregues no 1º semestre de 2021.
O Mirage Silva Jardim, edifício de luxo da Swell Construções com apartamentos com 3 suítes no melhor do Água Verde e Batel, também terá o conceito aberto. O prédio será construído a poucos passos da Praça do Japão, em Curitiba.
O conceito integrado nos imóveis surgiu na década de 70, com os apartamentos lofts. Eram apartamentos pequenos, que buscavam soluções abertas e integradas para tornar o imóvel com pouca metragem mais espaçoso. “Em paralelo a isso, as pessoas têm buscado ambientes integrados devido a facilidade para receber e manter. Eles também são mais acolhedores”, comenta Lisiê.
Ela diz que é possível criar uma decoração bastante sofisticada usando o conceito aberto para os apartamentos novos. “Basta escolher os acabamentos e combinações certos”, ressalta a arquiteta.
Vantagens do conceito aberto nos apartamentos novos
Entre as vantagens do conceito aberto para apartamentos novos, a arquiteta Lisiê Tavares Pissetti destaca a luminosidade e qualidade do ar. “Em ambientes integrados, a iluminação natural tende a incidir mais nos ambientes e a circulação do ar também tende a ser melhor”, explica.
Imóveis com living e cozinha integrados também geram um melhor aproveitamento dos espaços. O ambiente fica muito mais agradável, seja para o convívio familiar ou para receber amigos, e acaba sendo mais usado.
Outra vantagem é a praticidade, usando uma arquitetura mais moderna e funcional, especialmente os pais. “Enquanto eles estão na cozinha, podem ver os filhos brincando na sala, o que torna a rotina mais funcional e segura”, lembra Lisiê.
Dicas para decoração de apartamentos com conceito aberto
A arquiteta Lisiê Tavares Pissetti destaca 7 cuidados com a decoração de apartamentos com conceito aberto para projetar espaços bonitos, acolhedores e funcionais:
- Composição de materiais. “Com a abertura dos espaços, é preciso ficar ainda mais atento nessa combinação, para que o os elementos conversem entre si e tornem o espaço um ambiente único, agradável e convidativo”, alerta Lisiê.
- Utilização do mesmo piso
- Harmonia entre as cores
- Utilização de ilha para bancada da cozinha
- Não integrar demais. “Existem itens que não precisam ficar expostos. Na decoração, podemos esconder ou disfarçar. É importante contratar um arquiteto para ajudar nessa composição”, comenta Lisiê.
- Iluminação e detalhes no gesso
- Integração do exterior com o interior. “O nivelamento de sacada nos apartamentos com a utilização do mesmo piso interno torna essa integração bem interessante. Outra solução que eu gosto muito é a de conectar o jardim com deck ao living”, sugere Lisiê.