MENU

Swell Construções: blog com notícias do mercado imobiliário

Fique por dentro das principais notícias do mercado imobiliário.

Voltar para o Blog

Encharcamento de cor: cores para transformar seu apartamento

Descubra o fascinante mundo do encharcamento de cor, a tendência de decoração para 2024. Continue a leitura para mergulhar na paleta de possibilidades que vai transformar o seu apartamento.


O encharcamento de cor, ou ‘color drenching’, é uma técnica de decoração importada da Inglaterra, sendo um estilo parecido com as ambientações monocromáticas, ao utilizar somente uma cor em todo o cômodo. Mas o que difere um do outro?

O que é encharcamento de cor?

Apesar de ser muito parecida com a decoração em tons únicos, o color drenching vai além da pintura habitual das paredes e do teto com uma cor só.

Dessa forma, todos os itens do cômodo compartilham a mesma coloração, indo dos elementos mais básicos, como a parede e o teto, até os objetos decorativos (cortinas, ar condicionado, estofados e entre outros).

Porém, para não criar uma sensação de monotonia, muitos designers optam por brincar com o acabamento da tinta, misturando tanto o brilho quanto o fosco em várias texturas, como madeira ou gesso, para criar um maior interesse visual.

Encharcamento de cor em quarto infantil rosa claro
Quarto infantil em Setting Plaster No.231 in Dead Flat® (Reprodução: Farrow&Ball)

Quais são os benefícios do encharcamento de cor?

Além da padronização de cores, que remete a um ambiente mais sofisticado, essa técnica também cria a sensação de amplitude, ou seja, os cômodos parecem maiores. 

Por exemplo, as paredes pintadas da mesma cor que os rodapés e o teto podem dar a sensação de mais altura. Contudo, para que essa impressão seja certeira, é necessário considerar tons claros para o local, como rosa bebê, gelo ou algodão egípcio.

Já para as escolhas de tons mais escuros, recomenda-se que sejam aplicados a salas maiores e com mais entradas de luz natural.

Leia também: Decoração afetiva: decorando seu apartamento com memórias 

Onde aplicar essa técnica?

Todos os ambientes de uma residência podem receber a técnica de encharcamento de cor, uma vez que a entrada de luz natural, o tamanho das paredes e a profundidade do cômodo sejam consideradas na aplicação. 

Veja os exemplos a seguir, coletados pelo Architectural Digest.

Quartos

O estúdio de arquitetura Partners Hill optou por um azul suave que cobre as paredes, o teto, as portas e até alguns móveis sob medida. O efeito é sensual e calmante.

Quarto de hóspedes na Residência Daylesford Longhouse, uma escola de culinária e fazenda em Victoria, Austrália.
Quarto de hóspedes na Residência Daylesford Longhouse, uma escola de culinária e fazenda em Victoria, Austrália.
Quarto de hóspedes na Residência Daylesford Longhouse, uma escola de culinária e fazenda em Victoria, Austrália.

Banheiros

O Tribe Studio Architects, por exemplo, escolheu um rosa coral suave para um banheiro em um projeto residencial.

Banheiro com encharcamento de cor
Pequeno banheiro de hóspedes em uma casa em Sydney, Austrália.

Cozinha

O encharcamento de cor também funciona bem em cozinhas, pois cria um pano de fundo harmonioso para todos os eletrodomésticos nas prateleiras.

Cozinha com encharcamento de cor em amarelo
Cozinha em uma casa na Califórnia, Estados Unidos.

Portanto, é possível concluir que o color drenching funciona em todos os ambientes de uma residência, considerando suas características de altura, profundidade e entrada de luz.

Quer mais dicas como essa? Então, siga a Swell nas redes sociais:

Assuntos relacionados

Precisa de ajuda?