MENU

Swell Construções: blog com notícias do mercado imobiliário

Fique por dentro das principais notícias do mercado imobiliário.

Voltar para o Blog

Mercado imobiliário: perspectivas para 2022

O que o ano novo reserva para o mercado imobiliário? Um estudo da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, buscou identificar perspectivas para o mercado imobiliário em 2022. Em especial, para Curitiba.

Uma das projeções aponta para ritmo intenso de lançamento de imóveis na cidade. O ano de 2021 foi marcado pelo crescimento desse indicador. Segundo a Brain, o volume de licenciamento de alvarás sinaliza que em 2022 os lançamentos continuarão. Nesse sentido, a consultoria constata ambiente de confiança entre construtores e incorporadores.

Imóveis alto padrão em destaque

Outra perspectiva é a de que os imóveis de alto padrão continuem a se destacar entre os lançamentos em 2022. De acordo com a Brain, Curitiba é um “celeiro de produtos inovadores” em unidades luxo e superluxo. “A cidade está em um patamar invejável em termos de qualidade arquitetônica”, assinala.

Segundo o estudo, o mercado imobiliário na capital paranaense experimenta o movimento “Fly To Quality”. Ou seja, processo de busca por novos espaços, com maior qualidade. “Vê-se na cidade esse processo, alçando Curitiba à vanguarda de algumas tipologias de produtos”, sublinha o levantamento.

Nichos de públicos

Ainda no âmbito de fenômenos de ordem social, demográfica ou comportamental, a expansão do atendimento a nichos é outra perspectiva que a Brain observa em seu diagnóstico. “Novas tipologias de produtos imobiliários começam a sair da prancheta de vários empreendedores”, assinala.

São projetos para atender a investidores e a públicos alvos de perfis segmentados. “Aqui, podemos citar produtos comerciais destinados a médicos, ou produtos residenciais só para locação (com grande liquidez de fundos de investimento alocando recursos neste segmento)”, ilustra a consultoria.

Ou ainda, conforme verifica o estudo, projetos como residenciais estudantis ou para público sênior. “O mercado se reinventa de acordo com o comportamento humano e, em 2022, seguramente teremos novos mercados explorados na cidade”, afirma a empresa especializada.

Perspectivas de preços

Quanto à precificação dos imóveis, o levantamento da Brain vislumbra novos patamares. Conforme pontua a consultoria, o aumento dos custos de produção vai impactar na definição dos valores das unidades.

Com isso, a perspectiva é a de que os investimentos se foquem em empreendimentos direcionados a um público com maior poder aquisitivo. Esse fato tende também a fazer com os lançamentos estejam situados em bairros de elevado padrão.

As regiões em ascensão

Dessa forma, regiões como as do Batel e Bigorrilho podem se sobressair. Segundo o diagnóstico da consultoria, recente alteração na legislação de uso e ocupação de solo favorece também a opção das construtoras e incorporadoras por essas regiões. “Novos eixos devem passar por um processo amplo de novos lançamentos”, prevê.

Em contrapartida, boa parte dos edifícios deverá ter de seis a oito pavimentos, em média, como ocorre com lançamentos da Sweel (por exemplo, o Mirage Silva Jardim). Isto é, na contramão do senso comum que associa imóveis alto padrão com intensa verticalização. De acordo com o estudo, tais prédios mais baixos deverão marcar o entorno dos tradicionais casarões do Batel, em vias como Carmelo Rangel e Hermes Fontes, entre outras.

Assuntos relacionados

Precisa de ajuda?