News Swell

Dia Internacional da Mulher: a participação delas na ciência, empresas e mercado imobiliário

08/03/2021

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, exalta a luta das mulheres por direitos iguais em todas as sociedades do mundo. As pesquisas mostram um avanço da participação das mulheres em diversas áreas, mas também indicam os desafios para a equidade e igualdade, na área da pesquisa, em cargos de liderança e no mercado imobiliário.

Reportagem da Agência Brasil revela que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres são cerca de 54% dos estudantes de doutorado do Brasil. Mas tanto aqui como no resto do mundo, essa participação varia de acordo com a área do conhecimento.

Nas ciências da saúde, por exemplo, as mulheres são maioria (mais de 60%), mas nas ciências da computação, engenharia, tecnologia e matemática elas representam menos de 25%, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Globalmente, ainda de acordo com a ONU, menos de 30% dos pesquisadores e cientistas são mulheres.

Mulheres em cargo de liderança

A participação das mulheres em cargos de liderança, em relação aos homens, é um pouco maior: 37% dos postos são ocupados por elas. Segundo a pesquisa da Page Executive, realizada pela Page Group, o número de mulheres em cargo de liderança cresceu 20% no último ano, especialmente em segmentos como varejo, farmácia, cosmésticos e bens de consumo.

Já em áreas como agronegócio, indústria de base e bens de capitais, a participação das mulheres em cargos de liderança ainda é tímida.

A revista Forbes Brasil listou as 20 Mulheres de Sucesso do Brasil, que são destaque em diversas áreas, como literatura, música, luta pela igualdade, negócios e ciência. Entre elas, estão Ester Sabino, coordenadora do sequenciamento do coronavírus, e Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz.

Mulheres no mercado imobiliário

Apesar de serem 52% da população brasileira, em São Paulo, apenas 34% dos corretores de imóveis do Estado são mulheres, segundo dados de 2020 do Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis.

Segundo a pesquisa Mulheres no Mercado Imobiliário, realizada pela Datastore em parceria com Raquel Trevisan, Elisa Tawil e Mulheres do Imobiliário, a participação das mulheres é ainda menor em cargos de liderança no mercado imobiliário: elas são menos de 10% dos incorporadores e menos de 5% dos representantes em cadeiras de comando em associação de classe.

A pesquisa Mulheres do Mercado Imobiliário faz um retrato da situação feminina do setor sobre equidade e igualdade no ambiente de trabalho.

Participaram do estudo 803 mulheres, com idade entre 30 e 49 anos, das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Posts Recents
Imóveis prontos: entrega antecipada do Riserva 35 Leia Mais
Imóvel pronto: como é o pagamento Leia Mais
Apartamentos prontos: 5 vantagens Leia Mais
Mercado de apartamentos de luxo está aquecido em Curitiba Leia Mais