MENU

Swell Construções: blog com notícias do mercado imobiliário

Fique por dentro das principais notícias do mercado imobiliário.

Voltar para o Blog

Inteligência artificial em casa: simplificando o cotidiano

A inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial em diferentes setores. Na área da decoração e da arquitetura, essa tecnologia também se tornou essencial para otimizar o conforto e a praticidade de tarefas cotidianas.

Descubra neste artigo como a integração de uma casa inteligente pode transformar a sua rotina.


O que é Inteligência Artificial?

De acordo com o jornal Nexo, a Inteligência Artificial (IA) é “um sistema computacional que tem competências semelhantes às humanas, como o raciocínio e a aprendizagem. A meta dessa tecnologia é poder inferir como atingir um objetivo, tomando decisões ou produzindo previsões e recomendações.”

Dessa forma, a IA pode ser aplicada em diversas áreas. No entretenimento, por exemplo, a Netflix — serviço de streaming de mídia — utiliza esta tecnologia para compreender o comportamento do usuário e recomendar filmes e séries com base nos dados coletados pela Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial na Netflix - Casal vendo TV
Segundo o site Athon, a Netflix também utiliza os dados para determinar a personalização de miniaturas com o objetivo de obter mais cliques em uma série ou um filme (Reprodução: Freepik)

Por outro lado, na área da decoração e arquitetura, as vantagens estão relacionadas ao bem-estar e eficiência. A seguir, você vai conhecer mais da aplicação da IA e como ela facilita o seu cotidiano.

Como usar a Inteligência Artificial na sua casa?

Desde assistentes virtuais até sistemas de segurança avançados, a IA está tornando nossas vidas mais práticas. Descubra as três formas de adotar essa tecnologia.

Torne seus eletrodomésticos automatizados

Os assistentes virtuais, como Alexa da Amazon, Google Assistant e Siri da Apple, são as alternativas mais conhecidas de IA, as quais podem ajustar a temperatura do termostato, ligar e mudar a cor das luzes, programar lembretes, abrir cortinas e entre outras vantagens de automação.

Inteligência artificial em aparelhos de assistência virtual
(Reprodução: Freepik)

Além desses benefícios, os sistemas dos assistentes são realizados por voz, o que torna a programação de atividades mais acessível para pessoas com deficiência.

Utilize sistemas de segurança com Inteligência Artificial

Com o objetivo de monitorar a residência a partir de dispositivos variados, os sistemas de segurança ligados a uma IA são capazes de notificar em tempo real movimentações suspeitas.

Câmera de segurança
(Reprodução: Freepik)

Para além das câmeras que conseguem distinguir rostos familiares de desconhecidos, sensores de movimento e fechaduras automatizadas são alguns exemplos de como ter uma casa conectada e segura.

Priorize a sua saúde

Dispositivos como monitores de saúde inteligentes e pulseiras de atividade física utilizam a IA para analisar dados biométricos e fornecer insights valiosos sobre sua saúde e bem-estar.

Relógio de monitoramento de saúde
(Reprodução: Freepik)

Assim como na automatização de eletrodomésticos, os assistentes virtuais podem ajudar no monitoramento da saúde, notificando os horários corretos para a medicação e consultas médicas. Além disso, algumas ferramentas podem realizar chamadas de emergência em casos graves.

Como projetar uma casa com Inteligência Artificial?

Ao optar por uma casa inteligente, o planejamento com os arquitetos e engenheiros deve ser desenvolvido com a tecnologia de ponta em perspetiva, garantindo um sistema adaptável, seguro, prático e acessível.

Inteligência artificial em casa
(Reprodução: Freepik)

Saiba mais: 8 elementos essenciais para um apartamento de alto padrão 

Quer mais dicas como essa? Então, fique atento às redes sociais da Swell e aos artigos do nosso blog:

Assuntos relacionados

Precisa de ajuda?