Texturas naturais: transformando sua decoração
Na busca por uma casa que transmita aconchego, sofisticação e conexão com a natureza, a incorporação de texturas naturais na decoração tem se destacado como uma tendência inspiradora.
Hoje, você irá descobrir como aplicar as texturas naturais em seu apartamento e trazer o mundo outdoor para dentro de casa.
O que são texturas naturais?
Segundo o artigo ‘How to use texture in interior design’ da LuxDeco:
“Textura é uma palavra da moda no design de interiores. É uma parte essencial do vocabulário de qualquer designer, porque um esquema sem textura é um esquema que fica seriamente aquém do esperado (…) Textura é, simplesmente, a sensação física ou a aparência visual de um objeto.”
Assim, quando um cômodo apresenta uma identidade visual com texturas naturais, os móveis são desenvolvidos a partir de elementos orgânicos, como madeira, pedras ou cerâmicas, e as cores das paredes, tetos e do chão remetem à natureza, por meio de tons de folhagem, terra ou céu.
Por que usar texturas naturais?
Conforme uma pesquisa realizada pelo The World Journal of Biological Psychiatry, o contato com a natureza proporciona vários benefícios para a saúde, como mostra o infográfico adaptado abaixo.
Além disso, o período de quarentena para contenção da proliferação da COVID-19 aumentou a necessidade da interação com o meio ambiente, fazendo com que a população quisesse trazer para dentro de casa elementos naturais.
Dessa forma, esse hábito continua na rotina dos brasileiros, o que acabou refletindo de forma direta na necessidade de conhecer mais sobre plantas, flores, paletas de cores naturais e decorações feitas a partir da cerâmica, gerando suavidade e personalidade ao cômodo.
Como decorar com texturas naturais?
A natureza é uma fonte infinita de inspiração, repleta de texturas fascinantes. Ao trazer essas texturas para dentro de casa, você cria uma ligação direta com o mundo natural.
Desse modo, opte por materiais como madeira, pedra, cerâmica e fibras naturais, que não apenas adicionam um toque orgânico, mas também introduzem uma variedade de texturas irresistíveis.
Madeira
Com facilidade de harmonização com o ambiente, a madeira cria uma sensação de sofisticação independente do cômodo que for aplicada. Além disso, a sua variedade pode transmitir diversas experiências, do confortável e clean ao rústico e imponente.
Pedra
Ao optar pelas pedras, o seu ambiente apresentará mais praticidade na limpeza e uma identidade sustentável.
Cerâmica
Usar objetos de cerâmica em casa é mais sustentável, uma vez que são duráveis e podem ser reutilizados por muitos anos, reduzindo o consumo de recursos e a produção de resíduos.
Fibras naturais
O uso diverso de fibras naturais nos móveis é ideal para promover um ambiente acolhedor. Por exemplo, o linho é apreciado nesse aspecto, como o algodão, a lã e uma variedade de outras opções, incluindo as mais robustas, como o couro.
Além dessas texturas, opte por outros elementos orgânicos, como o rattan e plantas da sua região.
Quer mais dicas como essa? Então, siga a Swell nas redes sociais: