Rooftop: o que é e vantagens
O rooftop vem ganhando destaque nos principais centros urbanos brasileiros. Aliás, você consegue encontrar esses espaços indo à bares e restaurantes famosos em São Paulo, assim como em Curitiba.
Mas, agora você também pode morar num lugar com essa característica, em vez de apenas frequentá-lo algumas vezes. Isso quer dizer que os edifícios residenciais estão incorporando o rooftop em seus projetos, especialmente quando os apartamentos são de alto padrão.
Aliás, esse é o caso do Le Sense Água Verde, lançamento da Swell Construções no Água Verde, em Curitiba.
O que é rooftop?
O rooftop é um terraço que fica no último andar do prédio, com uma vista exuberante para a cidade. Sendo assim, surge na década de 80, nas principais metrópoles dos Estados Unidos para entretenimento.
Desse modo, usava-se o espaço para shows, apresentações, encontros e o próprio lazer ao ar livre no local mais alto e privilegiado dos edifícios.
Porém, com o passar do tempo, os terraços com área de lazer invadiram os edifícios residenciais de grandes cidades como Nova Iorque, Paris e Londres, com paisagens de tirar o fôlego.
Entretanto, há um motivo para aparecerem primeiro nessas regiões. Além de uma forma de otimizar os espaços, o rooftop tinha a finalidade de oferecer opções de lazer ao ar livre durante o verão, em países mais frios.
Vantagens de morar num edifício com rooftop
Lazer de alto nível
O rooftop de lazer é projetado para promover o máximo em conforto e funcionalidade para os moradores. Em outras palavras: é um espaço essencialmente de convivência, portanto, deve acomodar perfeitamente a todos.
Além disso, é um espaço bastante requintado em termos de paisagismo e conta com decoração de alto padrão. Nesse sentido, podem ter lounge gourmet, cozinha equipada, piscina e até spa.
O projeto de design de interiores privilegia o “estar ao ar livre”. Assim, privilegia os elementos da natureza, especialmente a madeira em móveis e objetos.
Privacidade
Ao mesmo tempo em que podem ser acessados por todos os moradores do prédio, o rooftop é privativo para as pessoas que usam esse espaço.
Em outras palavras: o acesso de condôminos e pessoas que estão no prédio apenas de passagem é mais difícil, já que o local fica no último andar do prédio. Assim, oferece mais privacidade aos convidados.
Dessa forma, o espaço é ideal para celebrações mais pessoais e intimistas, como aniversários, noivados, jantares, coquetéis, até mesmo para as festas de fim de ano.
Contemplação
Às vezes, tudo o que a gente precisa para acalmar a mente é um momento sozinho, em silêncio, longe de todo o turbilhão. O rooftop é um belo refúgio para momentos como esse, em que a cabeça está à mil.
Além disso, pode-se utilizar a área para criar uma rotina de vida mais equilibrada e saudável. Ou seja, você pode-se usá-lo por alguns minutos ou horas do seu dia para ler um livro, ouvir música, meditar ou simplesmente contemplar o nascer ou pôr-do-sol.
Qualidade de vida
Estar ao livre e em contato com a natureza tem efeitos positivos para a saúde física e emocional. Assim, o rooftop garante mais qualidade de vida para os moradores, já que está num espaço com muita luz e ventilação natural.
Também permite estar mais próximo à natureza, se estiver numa região com muitas árvores. Além do mais, é um excelente lugar para curtir a brisa noturna nas noites quentes de verão.