News Swell

O imóvel na planta permite ao proprietário deixar tudo do jeito que ele sempre sonhou. Foto: banco de imagens.

Imóvel na planta: cuidados para compra segura

06/09/2021

O imóvel na planta é opção tanto para quem procura um novo lugar para morar como para quem busca uma forma de investimento. Qualquer que seja o motivo da escolha, é fundamental observar alguns cuidados para que a compra seja segura e vantajosa.

Antes de tudo, vale relembrar: imóvel na planta é aquele que ainda está em fase de construção. Por isso, algumas condições e procedimentos são distintos da aquisição de um imóvel já pronto.

Assim, um primeiro cuidado para uma compra segura é se certificar da idoneidade da construtora e incorporadora. Mas, como se informar sobre isso?

É possível fazer uma pesquisa na própria internet, para averiguar histórico da empresa, checar se ela costuma honrar compromissos, se dispõe de estrutura e porte financeiro suficientes para concluir as obras. Consultar profissionais com experiência no mercado ajuda muito também.

Outra providência fundamental: confirmar se toda a documentação referente à obra está regularizada. Você pode e deve verificar com a construtora e incorporadora documentos diversos. Por exemplo, os que atestem a propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela Prefeitura e o memorial de incorporação da obra.

Contrato: tire as dúvidas antes de assinar

Como em qualquer outro tipo de negócio, para a compra de imóvel na planta vale aquela regra básica: ler com atenção o contrato, e tirar as dúvidas antes de assinar.

Trata-se de um documento simples. Esse documento é um contrato de compromisso particular de compra e venda. Ele é assinado pelo futuro proprietário e pelo representante da construtora e incorporadora.

Mesmo assim, é natural que contratos tenham uma linguagem jurídica. Então, não estranhe se houver dificuldade em compreender tudo. Dessa forma, não há o de que se envergonhar.

Verifique, por exemplo, quais as condições estipuladas para o caso de o contrato necessitar de adequações. Atente-se ainda para as responsabilidades de cada parte em uma situação de distrato, se vier a ocorrer.

Com esses e outros aspectos bem compreendidos, quaisquer imprevistos serão solucionados sem maiores transtornos.

A atualização do valor do imóvel na planta

Um dos pontos do contrato sobre os quais não podem restar dúvidas é o que trata do valor do imóvel. Lembre-se que, depois de concluída a obra, o valor do imóvel passa por uma atualização.

No contrato, certifique-se do valor do imóvel na planta e das regras para a conversão desse valor para o do imóvel pronto. Geralmente, o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o indicador utilizado para essa atualização.

É imprescindível estar ciente dessa regra, porque isso impacta no quanto você vai precisar para investir na compra. E, ainda, o quanto deverá reservar para o pagamento das prestações do financiamento.

Todos os cálculos na ponta do lápis

Além dos recursos financeiros relacionados ao valor do imóvel, fazem parte do processo as despesas com documentação, taxas e impostos.

Consulte o corretor ou especialista de mercado para calcular e ficar a par dessas despesas extras. Assim, evitam-se surpresas desagradáveis.

Também vale colocar na ponta do lápis o quanto será necessário investir em decoração, mobília e outros acabamentos, a fim de que tudo fique ao seu gosto.

Visite o plantão e conheça o entorno do imóvel que está na planta

Para que o imóvel na planta se transforme naquele dos seus sonhos, aproveite todas as potencialidades que ele oferece. Para isso, observe a planta, consulte os materiais de divulgação e acesse o site com os detalhes do empreendimento.

É recomendável ainda ir até o local da obra. Afinal, é indispensável conhecer o entorno, localizar pontos de interesse próximos e constatar a infraestrutura das redondezas.

E, importante: visite o plantão de vendas. Dessa forma, você vai conhecer os diretores da empresa que vão te acompanhar durante todo o período de construção. Assim, terá o contato direto de um representante da construtora para tirar as dúvidas que surgirem, em qualquer momento da obra.

Aliás, uma das grandes vantagens de se comprar um imóvel na planta é justamente esta: deixá-lo do jeitinho que você quer. Aqui, você encontra dicas de como personalizar um apartamento na planta.


Posts Recents
Imóvel na planta: cuidados para compra segura Leia Mais
Sacada nivelada: o que é e vantagens Leia Mais
Imóveis: como é morar no Água Verde? Leia Mais
Imóvel novo: como funciona a garantia? Leia Mais