MENU

Swell Construções: blog com notícias do mercado imobiliário

Fique por dentro das principais notícias do mercado imobiliário.

Voltar para o Blog

Imóvel na planta: passo a passo para montar uma proposta de compra

Decidiu-se por investir em um imóvel na planta, já fez a escolha e agora pretende realizar a aquisição? Especialistas do mercado imobiliário recomendam elaborar uma proposta de compra, a fim de garantir um processo mais transparente e seguro. Sendo assim, é importante saber o que é esse documento e o passo a passo para providenciá-lo. Aliás, isso vale quando se trata de imóvel na planta.

Em linhas gerais, proposta de compra de imóvel na planta é um documento em que o consumidor expressa a intenção de adquirir determinado imóvel. Logo, ele deve ser entregue ou enviado ao vendedor.

Por sua vez, o vendedor analisa a proposta, verifica condições e, se for o caso, apresenta uma contraproposta. Com isso, inicia-se uma negociação, da qual vai resultar a versão final do documento.

Primeiro passo

Depois que o consumidor procurar, pesquisar e, enfim, escolher o imóvel de interesse, o primeiro passo para montar a proposta de compra de imóvel na planta é averiguar as condições de que dispõe para concretizar a compra propriamente dita.

Desse modo, essa etapa consiste em o comprador analisar qual a oferta de valor de aquisição pode apresentar, quanto tem para dar de entrada e opções de financiamento que consegue cumprir. Por exemplo, prazos e valores de prestações as quais tem condições de arcar. Para isso, importante realizar as simulações que os bancos oferecem.

Ainda, observar montante disponível para sinal a pagar quando da assinatura do contrato de promessa de compra e venda.

Finalizando a proposta de compra de imóvel na planta

Após cumprir essa etapa de diagnóstico de suas condições, o comprador precisa providenciar documentos que devem constar da proposta de compra. Além daqueles de identificação pessoal – como RG, CPF, certidão de estado civil -, há outros. Dentre eles, comprovante de renda e certidões negativas da Justiça Federal, de ações cíveis, executivos fiscais, protestos de títulos; de interdição, tutela e curatela.

Ademais, também compõem a proposta os documentos relativos ao imóvel. No caso da opção por imóvel na planta, pede-se a planta baixa propriamente dita, averbação da construção junto ao registro de imóveis, atestado de propriedade (pela construtora e incorporadora) do terreno, projeto de construção aprovado pela Prefeitura e o memorial de incorporação da obra.

Cuidados e opções da Swell

Aliás, vale conferir neste link aqui a relação de cuidados fundamentais antes de adquirir um imóvel na planta. Dentre os principais, certificar-se da idoneidade da construtora e incorporadora. Igualmente, averiguar com o poder público municipal se as obras estão devidamente regularizadas.

Atualmente, a Swell conta com três empreendimentos em Curitiba como opções de imóvel na planta alto padrão: o CasaMia, no Bigorrilho; o Mirage Silva, no Batel; e o Le Sense, no Água Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assuntos relacionados