Porte-cochère: o que é e vantagens
Sabe aquele acesso para embarque e desembarque localizado no portal de entrada de edificações? Ele recebe o nome de porte-cochére, expressão que vem do idioma francês. Trata-se de uma infraestrutura que traz muitas vantagens ao empreendimento.
O porte-cochère é historicamente comum em hotéis, hospitais, teatros e prédios de repartições públicas, em que o fluxo de visitantes é grande. Agora, cada vez mais, construtoras e incorporadoras incluem porte-cochère nos projetos residenciais também.
Afinal, a instalação proporciona segurança e conforto. Além disso, contribui para a mobilidade urbana do entorno. Ademais, o porte-cochère pode se constituir em um diferencial arquitetônico e paisagístico. Por isso, é recorrente em imóveis de luxo.
Segurança e conforto do porte-cochère
O porte-cochère assegura segurança nos embarques e desembarques. Pessoas com maiores dificuldades de locomoção, como crianças e idosos, ou deficientes físicos, são as mais beneficiadas.
Isso porque a via de acesso garante embarque e desembarque em frente à entrada do edifício. Isto é, sem a necessidade de atravessar rua, ou caminhar alguns metros até o ingresso no condomínio. Especialmente à noite, é uma vantagem e tanto.
Para além da segurança, está o conforto. O porte-cochère protege visitantes e moradores das intempéries climáticas. Ou seja, impede que se tome chuva ou se aguarde sob sol escaldante, por exemplo.
Benefícios à mobilidade urbana
Empreendimentos imobiliários que contam com porte-cochère contribuem para a mobilidade urbana do entorno.
Afinal, o acesso próprio para embarque e desembarque na porta do edifício elimina paradas na via pública. Dessa forma, não se ocupa o leito carroçável, deixando-o livre para o tráfego de veículos. Não à toa o poder público tende a estimular projetos que contemplem porte-cochère.
Por sua vez, um projeto de porte-cochère demanda espaço razoável. O acesso é privativo, portanto precisa ficar para além da calçada. Também deve possuir dimensões apropriadas, com ângulo de curva apropriado para o ingresso e saída de automóveis dos mais variados portes. Vale ressaltar que não se trata de vaga de estacionamento; sim de espaço para paradas rápidas.
O projeto paisagístico é fundamental para tornar o porte-cochère algo que agregue à fachada. Piso, canteiro, jardim, portal são alguns dos elementos que, bem concebidos, integram o acesso de forma harmônica com a arquitetura do edifício.