Beleza e durabilidade: por que escolher a porcelana?
Na busca por materiais que combinam beleza e durabilidade, a porcelana se destaca como uma escolha incomparável. Além de tornar os espaços mais agradáveis, ela também oferece uma série de benefícios que a tornam uma boa opção para uma variedade de aplicações, desde utensílios domésticos até projetos arquitetônicos.
A seguir, descubra as vantagens deste material versátil, que irá mudar a estética da sua casa e tornar o seu dia a dia mais prático.
A história da porcelana
De acordo com o artigo ‘Origem e desenvolvimento da “porcelana” primitiva (proto-porcelana) na China’:
Na China, cerca de 4.000 anos se passaram desde a criação dos primeiros produtos de “porcelana” (proto-porcelana, precedendo a porcelana) até os dias atuais, enquanto o início da produção propriamente dita remonta aos séculos IV-VI.
A invenção da porcelana está intimamente ligada à história da olaria, cujo fabrico remonta às Idades do Bronze e do Ferro.
A porcelana mais antiga apareceu durante a Dinastia Shang, e a verdadeira porcelana apareceu durante o reinado da dinastia Han Oriental. Já a porcelana primitiva (proto-porcelana), que se tornou um tipo de transição da cerâmica para a produção de porcelana real, pertencia à época entre o reinado da Dinastia Shang e a Dinastia Han Oriental.
Sem considerar a história da porcelana chinesa, incluindo a sua variedade primitiva, é impossível analisar a história da porcelana como material em geral, inclusive como fenômeno da cultura mundial.
Portanto, a porcelana vai além de um movimento estético, tendo um grande valor cultural e econômico. Em 2022, por exemplo, o setor foi responsável por movimentar US$ 150 bilhões, com um crescimento anual médio de 3% nas últimas cinco décadas.
Nesse contexto, com uma produção global de 260 milhões de toneladas somente em 2022, o Brasil foi responsável por 5% da fabricação total, ficando atrás da China (50%), Índia (15%) e Vietnã (10%).
Além disso, o segmento de confecção do material é variado, tendo 40% do consumo global voltado para louças, 30% para revestimentos, 20% a sanitários, e 10% para utensílios de cozinha.
A diferença entre porcelana, louça e cerâmica
Com um mercado em constante crescimento, a porcelana é referência em sustentabilidade e personalização, a qual também está presente em novas aplicações médicas, industriais e de construção. Porém, o que a difere de outros materiais, como a louça e a cerâmica?
Porcelana
Feita de uma mistura de caulim, feldspato e quartzo, ela é queimada em temperaturas muito altas (geralmente acima de 1200°C a 1400°C). Além disso, é um material muito duro, translúcido e resistente, tendo um acabamento liso e brilhante.
A porcelana é usada principalmente em itens finos e delicados, como pratos, xícaras, vasos e figuras decorativas.
Louça
A louça é feita de uma mistura de argilas mais comuns, com uma quantidade menor de caulim do que a porcelana, além de ser queimada em temperaturas mais baixas, entre 1000°C e 1200°C. Já referente às suas características, ela é menos dura e menos translúcida, podendo ser esmaltada para melhorar sua aparência e resistência.
A louça é usada em uma ampla variedade de itens de uso diário, como pratos, tigelas e canecas.
Cerâmica
A cerâmica funciona com um termo genérico que abrange qualquer objeto feito de argila e endurecido pelo calor, podendo incluir tanto porcelana quanto louça, mas também outros tipos de objetos de argila. Em relação a suas características, ela é mais variável: sua temperatura depende do tipo de cerâmica e pode ser porosa ou não porosa, esmaltada ou não esmaltada.
A cerâmica é usada em uma vasta gama de produtos, incluindo tijolos, telhas, esculturas e utensílios de cozinha. (Reprodução: Freepik)
Os benefícios da porcelana
Entre os materiais apresentados, conclui-se como a porcelana é mais fina, a qual gera um aspecto de alto padrão no ambiente. Porém, para além do benefício estético, ela também apresenta maior resistência e durabilidade, baixa manutenção e é mais sustentável. A seguir, descubra mais sobre essas vantagens.
1. Beleza atemporal
Disponível em uma ampla gama de cores, texturas e padrões, ela oferece infinitas possibilidades de design, permitindo a personalização de espaços de acordo com o gosto e estilo pessoal de cada indivíduo.
2. Resistência e durabilidade
Fabricada a partir de materiais naturais, a porcelana é um material extremamente duro e resistente a impactos, como arranhões e condições climáticas.
3. Baixa manutenção
Apresenta uma superfície lisa e não porosa, o que impede a absorção de líquidos e o crescimento de bactérias, tornando-a fácil de limpar e higienizar.
4. Sustentabilidade
Além de todos os benefícios estéticos e funcionais, ela é também uma escolha sustentável. Ou seja, sua longa vida útil e resistência contribuem para a redução do desperdício e a conservação de recursos naturais.
Mais opções de decoração para a sua casa com a Swell
Gostou de conhecer mais sobre os benefícios da porcelana? Para receber mais dicas incríveis sobre beleza e durabilidade em design e construção, siga a Swell nas redes sociais! Fique por dentro das últimas tendências e inspirações que vão transformar seus projetos.